dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Uva    
Inseto pode reduzir produção de videiras em 20%
Contra a pérola da terra, o produtor deve ter cuidados como prevenção, escolha correta de área, de mudas e uso de inseticidas específicos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
09/06/2011

Um dos principais problemas enfrentados por produtores de uva no Brasil é a morte das videiras. Esse problema pode ser causado por diversos fatores, entre eles, o ataque da pérola da terra. Segundo Marcos Botton, entomologista e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, o problema nada mais é do que um inseto que se localiza nas raízes das plantas e que, ao sugar a planta, faz com que ela acabe definhando e morrendo, reduzindo assim a produção.

— As estimativas de redução de produtividade são variáveis dependendo da região e do tipo de cultivar. Nós estimamos que uma redução de 10% a 20% ocorrem nos meses infestados. No entanto, com o passar do tempo, acontece o mais grave: ela acaba causando a morte da planta. Então, além de uma perda na produção, ela também pode causar a morte das plantas — afirma o entomologista.

A maneira mais simples de detectar o ataque da pérola da terra é observar as plantas, no interior do vinhedo, que apresentam crescimento mais fraco e arrancá-las. Quando o produtor arranca essas plantas de videira, ele deve observar a presença de pequenas bolinhas amarelas. Essas bolinhas são as chamadas pérolas da terra.

Uma questão importante, de acordo com Botton, é a prevenção. Ele diz que existem três situações principais. Na primeira delas, antes de instalar o vinhedo, o produtor pode procurar plantas instaladas nesse vinhedo, como língua de vaca e mata campo, plantas hospedeiras da pérola. Isso porque, além da videira, ela ataca mais de 80 espécies vegetais.

— Depois disso, o produtor deve verificar se o inseto está presente. Se ele estiver presente na área onde o produtor escolheu implantar o vinhedo, uma sugestão é buscar outra área não infestada. Existe ainda um segundo cuidado em relação às mudas. As mudas devem ser compradas de viveiristas idôneos, sem a presença de inseto — orienta.

Botton explica que, em um vinhedo estabelecido, onde o produtor já identificou o problema, ele deve manter a cobertura vegetal. Ao identificar o foco da infestação, ele deve então fazer o controle da praga com a aplicação de inseticidas específicos.

— Existe outra questão importante. Às vezes, dentro do vinhedo infestado, onde ocorreu a morte das plantas, é necessário deixar essa área em um período de pousio, ou seja, não cultivar videiras nem plantas hospedeiras no local. Depois desse período, pode ser feito o plantio e o controle químico das plantas novas. Mas é preciso fazer um bom preparo do solo e uma boa correção — acrescenta ele.

Ainda segundo o entomologista, outra questão chave é a disponibilidade de produtos autorizados para uso na cultura da videira que permitem a realização do controle e têm custo acessível.  Para mais informações, basta entrar em contato com Embrapa Uva e Vinho através do número (54) 3455-8000.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pragas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada